11/09/2019

Auditoria ágil

  • Sua iniciativa de transformação digital ou ágil está produzindo resultados?
  • Existem oportunidades inexploradas para melhorar o retorno do investimento?
  • Está desperdiçando recursos – tempo, dinheiro e criatividade – em um esforço que não deverá trazer os resultados esperados?

O serviço de auditoria ágil fornecerá respostas para essas perguntas urgentes. 

O objetivo da auditoria ágil é descobrir a situação atual da transição ágil da sua organização, com base nos princípios ágeis de transparência, inspeção e adaptação. O resultado da auditoria ágil é de natureza quantitativa e qualitativa. Serão avaliadas métricas para analisar o progresso do domínio das práticas ágeis das equipes. Depois, avaliações com as partes interessadas da organização sobre o sentimento com relação a transformação em execução.

Por fim, são propostas recomendação sobre como proceder com a transformação ágil da sua organização. O relatório indicará áreas em que investimentos adicionais em treinamento seriam úteis, por exemplo, conhecimento técnico no nível da equipe. O relatório também identificará áreas em que gastos adicionais podem não gerar retorno sobre o investimento.

Por que fazer uma auditoria ágil é um bom investimento

Quanto mais nebuloso o objetivo de uma transição ágil, menos provável haverá uma auditoria ágil abordando a questão do retorno do investimento que o cliente possa ter. Além disso, um objetivo difuso, como “queremos nos tornar uma organização ágil”, é provavelmente o motivo da aplicação indiscriminada das mesmas metodologias em todas as organizações. Esse processo se assemelha a uma abordagem de “tamanho único” para transições ágeis que é escalável e, portanto, lucrativo para a consultoria ou provedor de serviços, mas que provavelmente falhará ao ser aplicado em todos os tipos de organizações.A auditoria ágil na prática

Como funciona a auditoria:

  • No nível do time, a auditoria ágil começa com uma auto-avaliação do domínio da prática ágil pelas equipes. Utilizamos o um método para esse fim, estendido por meta-retrospectiva para cada equipe.
  • Fornecemos um questionário anônimo com base no Agility Assessment Framework para entender a percepção interna da transição ágil que diferentes grupos de partes interessadas e participantes têm.
  • Realizamos uma meta-retrospectiva com os membros da equipe do lado da engenharia para entender as questões organizacionais atuais relacionadas à excelência técnica. 
  • Realizamos uma meta-retrospectiva com as partes interessadas do negócio para entender os problemas atuais em relação ao nível de agilidade dos negócios e excelência organizacional. Realizamos entrevistas com indivíduos selecionados de todas as categorias.
  • Agregamos todas as informações em um relatório do estado atual da transformação ágil, detalhando áreas de melhoria.

Vários fatores influenciam a estrutura, o prazo de uma auditoria ágil e como ela é conduzida. Depende, por exemplo, do tamanho da organização, sua cultura, seu mercado, sua história, sua distribuição geográfica, entre outros. Portanto, toda auditoria ágil é criada para atender aos requisitos de uma organização individual.