26/09/2009

Outsourcing

O objetivo é disponibilizar atividades do processo de desenvolvimento e manutenção de software, que podem ser executadas fora da estrutura da empresa ou atividades onde é importante a realização de auditorias independentes para auditar o processo.

Como funciona

A empresa, com apoio da Engsoft, analisa quais atividades do processo de desenvolvimento teriam maior ganho sendo realizadas fora da estrutura. Com base nessas informações a empresa define quais atividades serão realizadas pela Engsoft.

Conforme aquilo que será selecionado, as atividades poderão ocorrer fora ou dentro da empresa. O objetivo desta solução não a terceirização de parte do processo de desenvolvimento.

Quais seriam as principais oportunidades

As principais situação em uma organização que podem ser atendidas seria:

  • Auditoria do ambiente de configuração
  • Outsourcing e auditoria da equipe de melhoria
  • Auditoria do processo de gerenciamento de projetos ou operação
  • Outsourcing e Auditoria do processo de medições
  • Outsourcing e Auditoria de garantia da qualidade

Qual é o investimento

O investimento dependerá do tipo de atividades e da quantidade de tempo para realiza-la.

Na prática como isso funciona

Um exemplo é a Auditoria da Garantia da Qualidade que visa fornecer visibilidade de como esta a qualidade dos produtos e do processo da organização. A Engsoft disponibiliza um auditor externo para realização de avaliação independente da equipe de garantia da qualidade da própria organização permitindo detectar desvio na qualidade do produto e do processo.

Desta forma, os desvio encontrados na organização são detectados e apresentados com autonomia e autoridade. Isso permite uma auditoria imparcial e com foco na qualidade.

Para realizar uma auditoria na organização é elaborado um planejamento anterior a sua execução definindo checklists que serão utilizados para verificação. Após a realização da auditoria os resultados são comunicados a direção e gerência. Por fim, são apresentados os desvios encontrados e que deverão ter um tratamento posterior.