Entender a essência é essencial

As empresas e as pessoas estão reconhecendo a agilidade como um estilo moderno de trabalho, no contexto atual de mudanças, que propicia entregas rápidas de resultados aos clientes. O que marca o surgimento e a propagação do desenvolvimento de softwares ágeis é o manifesto ágil elaborado e redigido por 17 pessoas (uma reunião, em 2001) que discutiram sobre práticas e ideias a respeito de importantes aspectos naquilo que era o desenvolvimento de software e definiram 4 valores e 12 princípios que entenderam necessários para uma mentalidade ágil coerente.

Desde então, muita água rolou e o que era um conjunto de poucas iniciativas ágeis transformou-se em um imenso número de abordagens (práticas, técnicas e métodos) que identificaram situações organizacionais onde podem ser aplicados os valores e princípios ágeis. Essa diversidade de abordagens é importante e demostra que aqueles 17 senhores estavam corretos! Consideramos então que o manifesto, pensado e assinado por esse colegiado, representa algo elementar (ou alicerce) que deve direcionar a aplicação das diversas abordagens ágeis.

Fabio Aguiar propõem que a ponta de um iceberg dentro de um cenário ágil – tanto em uma organização, quanto em um time ou até mesmo para um papel – é o Agile Mindset. Essa nova mentalidade que o ágil nos leva a entender, está estabelecida por meio de 4 valores, fundamentados em 12 princípios, ou seja, Manifesto Ágil, e manifestada através de diversas práticas, técnicas e métodos diferentes.

Por isso é fundamental para o “ecossistema ágil” a pesquisa e desenvolvimento de práticas, técnicas e métodos que explorem novas, ou evoluam, situações do trabalho moderno. Quanto mais práticas, técnicas e métodos existirem, mais opções terá um Agile Coach quando for apoiar a jornada ágil de uma empresa. As abordagens corresponde ao “cinturão de utilidades”, conforme a situação encontrada soluções podem ser adotadas.

Por outro lado, utilizar este “cinturão de utilidades” sem compreender a essência, em geral pode causar mais estragos que melhorias. Realizar treinamentos ou obter certificações ágeis isoladamente não confere o completo conhecimento requerido para ser um Agile Coach. É essencial que este profissional compreenda a essência que está em cada um dos 4 valores e dos 12 princípios e evidentemente também os fundamentos que originaram o manifesto.

Michael Tarnowski em www.slideshare.net/MichaelTarnowski

Michael Tarnowski em www.slideshare.net/MichaelTarnowski

Ou seja, como ilustra brilhantemente a figura acima (emprestada!), uma única prática, técnica, método/metodologia ou framework não vai resolver por completo as dificuldades existentes em um ambiente implementando uma mentalidade ágil. Saber a essência é essencial para um Agile Coach guiar uma empresa no seu caminho pela busca da agilidade!

Essa é a opinião de quem conhece práticas ágeis desde 2003: tudo passou a fazer sentido quando entendi a essência. Reforçada pelo Paulo Caroli, no seu livro Direto ao Ponto: “… aplicando métodos ágeis, meu entendimento foi além de práticas e ferramentas – princípios e valores começaram a ser naturais a mim”.