Feature Owner, ele existe?

Sim existe, e embora não há nada de errado em ser Owner de features ou componentes, as responsabilidades diferem significativamente de um Product Owner. Na verdade muitas empresas passaram a usar esta tática, deixam as responsabilidades de um Product Owner para o Product Manager e delegam a um Feature Owner a atribuição de desenvolver e evoluir features individuais.

O uso de Feature Owner é uma abordagem de dimensionamento: ter um Product Owner do produto que gerencia o produto inteiro e vários Features Owners que cuidam de partes do produto. Até que ponto você é o Product Owner? Você é responsável pelas decisões táticas e estratégicas ou se concentra apenas nas táticas? Se o foco for mais tático que estratégico, então talvez você seja um Feature Owner!!!

Um Product Owner responde por um produto inteiro. Conseqüentemente, deve se concentrar em tornar e manter o produto um sucesso – garantindo que ele ofereça uma forte proposta de valor aos usuários, interagindo com eles e criando os benefícios comerciais desejados. Já um Feature Owner, ao contrário, está focado em trabalhar com uma ou mais features individuais. A sua responsabilidade é garantir que as features sejam desenvolvidas e tenham bom desempenho.